Powered by Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Piriquitos Catarinas (Bolborhynchus lineola)


30 de Dezembro de 2008

Com a ajuda da minha mulher andei a fazer um gaiolão para os meus negrigenis que se têm "divertido" a incomodar as outras aves, nomeadamente a guerrear por causa dos ninhos. Quando fui à procura das catarinas apanhei um susto. Não as encontrava em lado nenhum! Quando pensava que já as tinha perdido eis que lá estavam elas sossegadinhas no seu cantinho, entre as ripas do telhado ...

22 de Dezembro de 2008



Há algum tempo que andava "atrás" destas aves. Não pela sua beleza, que não tem nada de exuberante, mas pela sua sociabilidade. Muito brincalhonas, parecem incapazes de perturbar quem com elas priva o mesmo espaço!



Agora vamos esperar que se resolvam ... e sejam mesmo um casal!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A começar ...

Obrigado por estar aqui!
Este é o retorno de uma paixão de muitos anos.

Com um pouco de tempo, espaço e carinho pudemos ajudar a construir um futuro bem diferente, com maior biodiversidade ... ! Um futuro que nos ajude a olhar para os meus debéis e desprotegidos da natureza e encontrar soluções para o seu bem-estar, a sua permanência neste mundo maravilhoso que partilhamos uns com os outros ...

Eu acredito que quem tem tempo para as pequenas coisas constrói infinitudes universais.

Os meus periquitos ondulados (melopsittacus undulatus)

sábado, 03 de Janeiro de 2009

Os meus periquitos andam numa azáfama louca, desde que os negrigenis deixaram de estar no gaiolão e passaram para a sua nova casa, a escolher ninhos, parceiros ... um dos casais novos já lá tem 4 filhotes.
A continuar assim qualquer dia não tenho lugar para tantos ... e vou ter de começar a vender ...
Logo que possa vou colocar aqui fotos destes novos infantes!

segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008

Aqui ficam mais uma imagens dos meus periquitos. Mesmo com o tempo frio, vivendo em viveiro praticamente ao ao livre, tenho três casais com ovos!




segunda-feira, 16 de Dezembro de 2008

O “bichinho” das aves ornamentais foi-me pegado por um amigo, no final da década de oitenta princípio da de noventa, do milénio passado. (caramba, há tanto tempo!) Na altura privávamos um pouco mais que hoje, mas a sua paixão pelos periquitos era muito grande e entusiasmava-me a maneira contagiante como falava das diversas cores e mutações. Acabou por me oferecer um casal … Acabei por fazer um aviário.
Na altura estava em formação o COBL e, por influência dessa malta, rapidamente passei dos “pequeninos” para os “ingleses”.Um porte diferente para uma mesma variedade de cores. Nessa fase cheguei a ter 24 casais de periquitos normais e 12 de periquitos “ingleses”. As coisas cresceram de tal modo que passei longos serões a a fazer gaiolas …
As obrigações profissionais, entre outras coisas, obrigaram-me, no final do milénio, a suspender esta minha paixão.
Há cerca de meio ano construí um novo aviário e adquiri três casais de periquitos “ingleses”.



Duas ninhadas bem sucedidas acrescentaram mais sete “habitantes”.



A minha melhor “mãe” encontra-se de novo com ovos. Difícil é perceber quem é o pai uma vez que estão todos em colónia! Mas também já foi assim com as outras ninhadas.

Uma nova paixão: negrigenis (Agapornis Nigrigenis (Ameaçado))

segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008

Um dos "infantes" já sai regularmente do ninho, onde só volta para pernoitar.
Parece ser ter uma tonalidade mais escura que a da mãe, mas vamos aguardar para ver ...


(como é muito tímido ficou de costas)

segunda-feira, 16 de Dezembro de 2008


1. Os "culpados" desta nova paixão foram o meu filho e o meu amigo Pedro Duarte. Mas foi um amor à primeira vista. Estas aves são na verdade muito bonitas, muito elegantes e sociáveis - excepto no que à criação diz respeito. Nesses períodos tornam-se um pouco agressivas para as outras aves do aviário e, como tenho tudo junto, as guerras entre eles e os periquitos deixaram alguns bicos e cabeças com algum sangue ... bicadas do ofício!



Acabei por adquirir uma casal de infantes certificado (foi prenda de anos) a um dos melhores criadores nacionais, o Arlindo Pereira.
A duas primeiras posturas deixaram-me um pouco apreensivo, mas ao mesmo tempo foram-me lembrando que se tratava de aves deste ano e por isso bastante novas para a reprodução.

2. Lá se decidiram e no final do mês de Novembro nasceram estas coisinhas: muito pequeninas e delicadas:



3. Os "meus meninos" já tinham muitas saudades - esta arreliadora rotura tem-me deixado sem grandes hipóteses de os ir ver - e por isso vieram visitar-me. Estão crescidos, emplumados e muito curiosos.


Os meus Kakariquis

Os acrobatas cá do sítio!

Se existe ave incapaz de estar quieta, curiosa e brincalhona o kakariquis é o exemplo mais completo.

Rede acima, rede abaixo, de cabeça para baixo pelo tecto fora, ninguém lhes ganha em destreza e capacidades.



Foram os primeiros pássaros que adquiri para esta nova etapa da minha dedicação ás aves. Muito antes de ter o aviário pronto!
Faxinou-se o facto de a fêmea ter sido criada à mão e por isso, ainda mais meiga e brincalhona. Ainda hoje, apesar de não haver tanto tempo para ela, continua a vir ao nosso ombro, a voar atrás de nós quando andamos pelo aviário … um único senão nestes dois anos: nunca criou. Por isso no verão passado adquiri mais um casal, na esperança de que se entusiasmassem um ao outro. Mas até agora nada … tenho fé que lá para a Primavera o calorzinho ajude …




As minhas caturras (nymphicus hollandicus)

sábado, 03 de Janeiro de 2009

Não quero fazer muita festa ... mas há ovos(?) num ninho. Será desta?

segunda-feira, 16 de Dezembro de 2008

Filhas de uma paixão menor ...

Sempre tive caturras ... nunca morri de paixão por estas aves, mas acho-as engraçadas, com mutações muito bonitas ... nunca consegui ter criação!

É mais uma tentativa ... dois casais ... pode ser que algum pegue!


Elas pelo menos "brincam" ...